Skip to content Skip to footer
Festival Internacional de Artes e Ópera do Porto

FIATO

O FIATO – Festival Internacional de Artes e Ópera do Porto terá a sua primeira edição em Novembro de 2024. O Porto terá assim, finalmente, o festival de ópera há muito reclamado.

Este será o festival que vai pôr a cidade a respirar ópera, num sopro criativo que ocupará recantos do centro da cidade, onde a ópera nasce e renasce, enchendo os pulmões do Porto de ópera viva e atual.

O organizador e mentor do projeto é o Quarteto Contratempus, uma estrutura de criação de ópera contemporânea sediada na cidade, e reconhecida pela sua originalidade e forma de trabalhar disruptiva, em relação aos cânones instituídos. Podemos então esperar que, este festival, procure um outro lugar e uma outra forma de apresentar espetáculos de ópera, trabalhando simultaneamente na aproximação dos públicos à ópera, e incentivando ainda as novas gerações de artistas.

Em paralelo, haverá aulas de canto abertas à comunidade, um “open microphone”, rastreios, ações sobre saúde vocal e ações de mediação antes das apresentações, onde o público poderá mergulhar nos espetáculos que vai assistir.

Dentro de palco e nos bastidores, o festival incentiva o trabalho em equipa e sentido de comunidade, através da promoção de locais de encontro e convívio, entre as equipas artísticas e técnicas das diversas instituições participantes. Apoia ainda o espírito de entreajuda, através da contratação de serviços a instituições como a CAIS, a ACISJF e comércio local.

Com uma programação que se inicia e termina com óperas dedicadas às mulheres heroínas do nosso país, Maria da Fonte e  as mulheres dos pescadores, o festival quer fazer uma homenagem de exaltação à mulher e ao seu papel na transformação dos tempos. Haverá ainda lugar para a ópera dedicada aos mais novos e ópera que vai ao encontro da população, levada a cabo em locais emblemáticos, como o Mercado do Bolhão ou a Estação de São Bento.

Podes fazer parte deste festival como espectador ou ainda, caso gostes de cantar, participando no “open microphone”, onde um pianista irá estar tocar árias de ópera e tu poderás cantar, na festa de encerramento com a temática ópera ou outra atividades do nosso programa.

Todas e todos serão bem-vindas e bem-vindos! Participa e vem respirar ópera!

A direção artística

A EQUIPA

Direção Artística: Teresa Nunes
Direção Técnica: Mariana Figueroa e Tiago Ralha
Coordenação de Produção e Comunicação: Marta de Baptista
Produção Executiva: Jéssica Roque e Raquel Marques da Silva
Apoio à Produção: Crispim Luz, Marcela Freitas e Teresa Queirós
Apoio à Comunicação: Ana Almeida
Estagiário de Produção e Comunicação: João Pedro Rocha

Design FIATO: Marcus Porto
Assessoria de Imprensa: João Arezes
Registo Fotografico: Pedro Sardinha 
Registo Vídeo: Miguel F
Apoio Informático: Nelson Gonçalves/Contacto Visual

geral@fiato.pt
+351 935 042 993 [rede móvel nacional]