Ópera "Serena Serenata"
16 de novembro às 11h00
Salão Ático do Coliseu do Porto
Sinopse
Michele, Gabriele e Mario são três cantores de serenatas contratados em Veneza por Don Bartolomeo para o ajudar na empresa de se fazer enamorar da bela Margherita. Só que…o amor nunca é fácil. Sendo a bela Margherita uma alma nómada e irrequieta e livre, salta de cidade em cidade na ânsia de conhecer todos os ângulos da luz italiana. Assim, na busca da varanda da Margherita, os três cantores partem de Veneza e passam por Ravenna, Riccione, Bari, Polignano, Torre Cane, Catanzaro e Messina, e chegam finalmente a Taormina. Mas, mais uma viagem os espera sobre as águas mediterrânicas com som de bandolins e perfume de oliveiras e peixe fresco. Aviso: Durante esta viagem pela poética da bella Italia, mergulhamos em tarantellas, napolitanas, recitativos, canzoni e claro, serenatas. Ah, mamma mia, che bella luna stasera!!! Efeitos Secundários: pode causar um desejo irresistível de percorrer a costa da península itálica para ouvir gondoleiros, pizzaioli e pescatori siciliani!
16 de novembro de 2024 às 11h00
Salão Ático do Coliseu do Porto (google maps)
Género: Ópera dedicada ao público infanto-juvenil, escolar e famílias
Classificação etária: M/6 anos
Duração: 60 minutos
Espetáculo em Português
Fotografias © Ópera Isto
Ficha Artística e técnica
Intérpretes Mário João Alves como Mario, André Henriques como Michele, Gabriel Neves dos Santos como Gabriele (cantores/actores)
Pianista João Tiago Magalhães
Ideia original e Textos Mário João Alves
Criação e Concepção Cénica Ópera Isto
Figurinos Ana Nogueira
Costureira Ana Fernandes
Direção de Cena Ana Paula Sousa
Desenho de Luzes Nuno Almeida
Música Tosti, Rossini, Leoncavallo, entre outros serenatistas
Coprodução Ópera ISTO / Casa da Música
Criada em 2011, pelos cantores e criadores Mário João Alves e José Lourenço, a Ópera ISTO é uma companhia de ópera essencialmente dedicada ao público infanto-juvenil e famílias e a sua actividade estende-se da criação e apresentação de espectáculos de ópera à realização de workshops e oficinas criativas e performativas. A Companhia colabora estreitamente com o Serviço Educativo da Casa da Música onde o seu primeiro espectáculo O que é uma Ária? e onde tem apresentado, desde aí, quase uma dezena de produções diferentes. Os seus espectáculos têm passado por variados espaços (auditórios, teatros municipais, bibliotecas, escolas) e na presente temporada apresenta-se no Teatro Nacional de São Carlos, Teatro das Figuras (Faro) Teatro Municipal da Póvoa de Varzim, Casa das Artes de Famalicão, Auditório Municipal de Tábua, Teatro Municipal de Vila Real, Quartel das Artes da Bairrada e Teatro José Lúcio da Silva em Leiria. Para além da Casa da Música, claro, onde estreou já em Janeiro de 2020 a nova criação O Olho Esquerdo de Júlio Verne.