Skip to content Skip to footer
A carregar Eventos

Aulas de canto para todos

13 a 16 de novembro

Espaço QC

Sinopse

Já imaginaste descobrir o teu talento para o canto? 

O FIATO – Festival Internacional de Artes e Ópera do Porto abre as portas da música para todos! Nesta primeira edição, disponibilizamos aulas de técnica vocal e interpretação musical para qualquer pessoa a partir dos 15 anos, independentemente da experiência. 

Se tens paixão pela música e queres explorar a tua voz, esta é a tua oportunidade. 

Cada aula tem 45 minutos tem um custo de 10€. 

Pagamento:
MBWAY (935 042 993)
IBAN PT50 0079 0000 6340 7195 1018 7

Data e Local: 
13 a 16 de novembro
Espaço QC

Os nossos professores:
 

Ana Rosa

Ana Maria da Silva Rosa é uma soprano portuguesa que iniciou em 2009 o estudo de piano no Conservatório de Música de Coimbra, tendo completado o 5º grau com a Professora Isilda Margarida. A partir de 2016 ingressou no estudo de canto no mesmo Conservatório de Música de Coimbra com a Professora Joaquina Ly, período em que trabalhou com Mário João Alves em Estúdio de Ópera, frequentou masterclasses com vários profissionais da área, entre os quais se destacam, Susan Waters, João Paulo Santos, Mário Alves, António Salgado e Luís Rodrigues. Participou também nos concursos Nacionais de Canto, tendo sempre destaque nos lugares premiados, alcançando o terceiro lugar no Conservatório de Música de Aveiro em 2017, Menção Honrosa no Conservatório de Música do Porto em 2018 e segundo lugar e  prémio de melhor interpretação de música portuguesa no Conservatório de Música de Braga em 2019. Enquanto elemento do naipe de sopranos e como solista do Coro Misto da Sociedade Filarmónica Lousanense desde 2011, participa regularmente em atuações pelo país e participou nos Festivais Internacionais de Coros em Praga, Paris e Viena de Áustria e presta apoio técnico na área vocal. Participou também em duas produções do Ritornello, “La Canterina” em 2017 e “Livietta e Tracollo” em 2019. Participou também na EOALab (European Opera Academy) na Lituânia em 2019 e este ano 2021 no Porto. Este ano ganhou um concurso de Música de Câmara com o seu grupo “Quinteto Da Capo”, criado no âmbito da cadeira de Música de Câmara da Esmae, e consequentemente, participaram em Setembro num festival de Música de Câmara em Leipzig (EKAL), na Alemanha. Estuda atualmente na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo no Porto, no último ano da licenciatura, com o professor António Salgado.

 
Célia Teixeira
 
Natural do Porto, iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Braga.
É licenciada em Canto Lírico e tem a pós-graduação em Ensino da Música pela Escola Superior
de Música de Lisboa.
Foi membro do Coro Divino Sospiro e da Chorakademie de Lübeck na Alemanha, atuando em
diversos países nomeadamente na Alemanha, em Itália e na Eslováquia.
Já se apresentou como solista do Festival Operafest de Lisboa, do Festival Peças Frescas no
Teatro São Luiz, do Festival Dias da Música no CCB, do Festival Música Viva da Miso Music,
do Festival Internacional de Música de Marvão e do Festival Criasons da Musicamera.
Já colaborou várias vezes com a companhia AREPO em óperas itinerantes internacionalmente,
com o Teatro do Elétrico, a Inestética e com o Programa de Jovens Compositores do Teatro
Nacional de São Carlos. Já editou 2 CDS e gravou para a Antena 2.
Ao longo do seu percurso trabalhou com os professores: Jill Feldman, Milagros Poblador,
Lieve Jansen, Lucia Lemos e Luís Madureira; Com os encenadores António Pires, Claudio
Hochman, Linda Valadas, Manuel Jerónimo, Petronille de Saint Rapt, Ricardo Neves-Neves,
Tiago Rodrigues, etc; E foi dirigida pelos maestros Rolf Beck, Rui Pinheiro, Alberto Roque,
Jan Wierzba, Massimo Mazzeo, Miguel Sepúlveda, Paulo Lourenço, Pedro Neves, entre
outros.
 

Miguel Leitão 

Miguel Leitão nasceu no Porto, em 1980. Estudou no Conservatório de Música do Porto com Cecília Fontes e na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto com Rui Taveira, tendo concluído Licenciatura em Música, variante Canto. Foi membro permanente do Estúdio de Ópera da Casa da Música no Porto desde 2002, onde foi orientado vocalmente por Peter Harrison. No âmbito do Estúdio de Ópera, participou em concertos e produções como L’Ivrogne Corrigé de Gluck, Joaz de Benedetto Marcello, A Raposinha Matreira de Janáček, La Spinalba de Francisco António de Almeida e Bastien und Bastienne de Mozart.
Em 2007 participou no Festival de Aldeburgh (Inglaterra), na produção de Death in Venice de Britten, e ainda no Festival de Bregenz (Áustria), onde integrou também o elenco de Playing Away de B. Mason e de Tosca de Puccini. No mesmo ano foi Tancredi em Il Combattimento di Tancredi et Clorinda, papel que retomou em Abril de 2014 com a Orquestra Barroca Casa da Música. Fez parte do coro do Festival de Glyndebourne na temporada de 2008, tendo preparado o papel de Monostatos como substituto para A Flauta Mágica. Em 2009 reforçou o coro da Covent Garden Opera House na ópera O Holandês Voador de Wagner. Integra o Coro Casa da Música desde 2012.
Frequentou masterclasses e workshops com Peter Harrison, Lorna Marshall, Ana Ester Neves, Cecília Fontes, Jill Feldman, Muriel Corradini, Jeff Cohen, Eugene Asti, Philip Langridge, Malcolm Martineau, François Le Roux, Lada Valesova, Delia Lindon, Jaime Mota, David Wilson Johnson, William Lacey e Enza Ferrari, entre outros.

O Quarteto Contratempus é uma estrutura de criação artística centrada em produção e circulação de ópera e música em cena contemporânea. A sua missão é valorizar a investigação e experimentação artística, como prática inovadora do desenvolvimento e conhecimento, através do uso de tecnologia em Ópera de Câmara Multimédia e música de câmara, envolvendo as comunidades, e aumentando o espólio de música de compositores portugueses, divulgando a música contemporânea portuguesa pelo mundo.

geral@fiato.pt
+351 935 042 993 [rede móvel nacional]