Exposição - Ópera expandida
13 a 16 de novembro
11h00 às 18h00
Casa da Beira Alta
Sinopse
Convidamos o público a mergulhar numa experiência sensorial onde a Realidade Aumentada e a instalação multimédia interativa dialogam com a Ópera e o espólio de cartazes do Coliseu Porto Ageas, celebrando as óperas encenadas nos últimos anos.
A Realidade Aumentada é a chave para desbloquear camadas invisíveis de informações e animações, sobrepondo-as aos cartazes em tempo real. Utilizando dispositivos móveis, o público é convidado a interagir com essas dimensões ocultas.
Desenvolvido pelos alunos do último ano da Licenciatura em Multimédia da Escola Superior de Media Artes e Design, faz parte de um conjunto de iniciativas de investigação e inovação em Media Artes e Design da ESMAD, nas quais a realidade estendida (Realidade Virtual, Realidade Misturada e Realidade Aumentada) tem um crescimento muito relevante.
Nesta edição podemos experienciar também uma instalação interativa criada pelos alunos do primeiro ano do mesmo curso, especialmente concebida para o festival. Esta instalação estabelece uma ponte criativa entre a arte da ópera e a inovação tecnológica, oferecendo ao público uma oportunidade de vivenciar a ópera de forma expandida e participativa. Aqui, a ópera reconfigura-se, não apenas como um espetáculo para ser visto, mas como um espaço aberto à descoberta e à interação.
A abertura será no dia 13 de novembro, às 16h00 com uma visita guiada
O Quarteto Contratempus é uma estrutura de criação artística centrada em produção e circulação de ópera e música em cena contemporânea. A sua missão é valorizar a investigação e experimentação artística, como prática inovadora do desenvolvimento e conhecimento, através do uso de tecnologia em Ópera de Câmara Multimédia e música de câmara, envolvendo as comunidades, e aumentando o espólio de música de compositores portugueses, divulgando a música contemporânea portuguesa pelo mundo.