FIATO - Novos Talentos
9 de novembro às 11h
Mercado do Bolhão
Sinopse
O FIATO – Novos Talentos pretende dar palco aos artistas mais jovens, dando lugar a novas vozes e talentos. Para isso, o FIATO desafiou escolas de música do Porto a apresentarem duas récitas no Mercado do Bolhão.
Programa:
11h00 – Academia de Música Costa Cabral
Duração da apresentação: 15 minutos
Sinopse
– “Stizzoso mio stizzoso”, La Serva Padrona, Pergolesi (Gabriela Graça)
– “L’ho perduta”, Le Nozze di Figaro, Mozart (Carolina Cabaud)
– ” Giunse al fin il momento… Deh, vieni, non tardar”, Le Nozze di Figaro, Mozart (Maria Miguel Silva)
– “Sull’aria”, Le Nozze di Figaro, Mozart (Maria Miguel Silva e Gabriela Graça)
– R. Wagner – Wagner for Five Bones (Arr. Ben van Dijk)
Low Brass Ensemble :
12h30 – Conservatório de Música do Porto
Dido e Eneias
Duração da apresentação: Aproximadamente 50 minutos
Sinopse
A ação de Dido e Eneias é baseada na Eneida de Virgílio. Passa-se em Cartago após a chegada de Eneias. Este e os seus homens vêm procurar auxílio depois de terem fugido de Tróia quando destruída pelos gregos.
A viúva Dido, rainha de Cartago, deixou-se encantar pela beleza do jovem troiano, contudo mostra-se relutante em declarar o seu amor. A sua aia, Belinda e a corte, incentivam-na a avançar. Quando Eneias a pede em casamento, Dido aceita.
Entretanto, bruxas malévolas planeiam a desordem. Levantam uma tempestade, e uma delas, disfarçada de Mercúrio, vai relembrar Eneias de que deve continuar o seu caminho para Itália. Para grande satisfação das bruxas Eneias acata as ordens do falso Mercúrio e deixa Cartago. Desolada pela traição de Eneias, Dido despede-se da Vida.
Ficha artística e técnica
Direção musical – João Queirós
Direção vocal – Liliana Coelho
Encenação – Joana Moraes
Professor orientador de cenografia – Nuno Lucena
Professor orientadora de Figurinos – Carla Barros
Elenco
Dido – Leonor Pais
Eneias – Raquel Rodrigues
Belinda – Margarida Carvalho
Feiticeiro – João Oliveira
Bruxas – Luísa Bastos, Anamar Pereira, Inês Dantas e Rosita Reis
Marinheiros – Alexandra Piskunova, Mafalda Viana
Espírito – Inês Dantas
Primeira Mulher – Sofia Rodrigues
Segunda Mulher – Beatriz Fleming
Cupidos – João Oliveira, Lucas Silva, Luísa Bastos, Rosita Reis
Coro – Todos
Cenografia e adereços de cena:
Ana Rubim (cabeça de burro)
Inês Teixeira
Iris Rocha
Mariana Silva
Sofia Matos
Figurinos:
João Martins
Maria Barros
Rosário Sousa
Sofia Moutinho
Sobre o projeto:
Este projeto multidisciplinar é uma coprodução entre duas escolas artísticas do Porto: A Soares dos Reis e o Conservatório de Música do Porto. A disciplina de Estúdio de Ópera (CMP) este ano conta com a preciosa colaboração do Ensemble de Cordas da classe da Professora Susana Cordeiro que ao longo do ano foi acompanhando os ensaios, o que proporcionou uma experiência rica aos alunos de ambas as disciplinas. A disciplina de Projeto e Tecnologias da Especialização em Realização Plástica do Espetáculo (Escola Artística Soares dos Reis) acompanhou o processo para a elaboração dos figurinos e cenografia. Todas estas colaborações entre instrumentistas, cantores, cenógrafos e figurinistas, pretende que os nossos alunos experienciem a construção de um projeto global. Desde modo, esta coprodução é muito importante por proporcionar aos diferentes alunos a possibilidade de perceberem as diferentes componentes que compõem um espetáculo, permitindo que evoluam muito nas suas áreas de especialização.
O Quarteto Contratempus é uma estrutura de criação artística centrada em produção e circulação de ópera e música em cena contemporânea. A sua missão é valorizar a investigação e experimentação artística, como prática inovadora do desenvolvimento e conhecimento, através do uso de tecnologia em Ópera de Câmara Multimédia e música de câmara, envolvendo as comunidades, e aumentando o espólio de música de compositores portugueses, divulgando a música contemporânea portuguesa pelo mundo.